Dia do consumidor: como aproveitar essa data para faturar mais? - Via Contabilidade

Dia do consumidor: como aproveitar essa data para faturar mais?

  • março 18, 2021

Criado em 1962, o Dia do Consumidor é uma das datas mais esperadas, ao longo do ano, por quem trabalha com vendas de serviços ou produtos, e é uma das principais oportunidades do primeiro semestre para aumentar o faturamento da sua empresa em canais físicos e online. 

Assim, o dia 15 de março, data escolhida para homenagear os consumidores, também é considerada a primeira “Black Friday” do trimestre. Para aproveitar o aumento da procura dos clientes, muitas empresas fazem a Semana do Consumidor, com o objetivo de oferecer promoções por mais tempo, aumentando a sua receita de vendas.

Esse período do Dia do Consumidor é a sua chance de planejar ações para faturar mais e alavancar os resultados das vendas de sua empresa. Quer saber como fazer isso? Prossiga na leitura desse post e confira as dicas que separamos para lhe ajudar.

Integre os seus canais de venda

Você já ouviu falar sobre omnichannel? Essa estratégia de marketing se refere à importância de oferecer uma maior variedade de canais de vendas para os seus clientes.

Além de investir em uma estratégia multicanal, é fundamental prezar pela identidade de comunicação da sua empresa e pela qualidade de atendimento.

Então, não adianta estar presente em vários lugares que seus consumidores estão, caso você não saiba como guiá-los de forma eficaz em sua jornada de compra.

Para alavancar seus lucros na semana do consumidor e em outras oportunidades, por exemplo, é necessário mostrar disponibilidade em canais online e offline, ter presença digital e aprimorar a experiência do cliente.

Prepare a sua equipe de atendimento e vendas

Por falar na experiência de compra do cliente, para que sua empresa aumente as oportunidades de atração e fidelização do público, é de extrema importância preparar o seu time comercial, além de melhorar o suporte do site e das mídias da sua marca, evitando possíveis problemas ou prejuízos.

Outro ponto importante é focar também no pós-venda: por mais que atrair o público para a semana do consumidor seja uma estratégia positiva, é recomendável também pensar em abordagens eficazes para melhorar o atendimento realizado após a efetuação das vendas.

Defina promoções realmente atrativas

Você já se frustrou ao perceber que os valores das mercadorias de uma empresa continuaram praticamente os mesmos em um período de promoção? Isso costuma acontecer bastante, então vale atentar para esse ponto.

Já que é uma oportunidade única no início do ano, é necessário pensar em descontos realmente vantajosos para atrair os clientes e ampliar as possibilidades de vendas.

Você não precisa baixar o preço de todos os seus produtos e serviços, mas analisar quais são as saídas menos frequentes para aplicar condições facilitadas e promoções mais atrativas.

Divulgue com antecedência

Que tal utilizar as redes sociais para divulgar antecipadamente as promoções que sua empresa vai oferecer? Adiantar os descontos é uma ótima forma de aproveitar a maior procura e o tráfego dos clientes na semana do consumidor, se destacando perante à concorrência e aumentando as oportunidades de vender mais.

Você também pode investir em mídia paga, como Google Ads ou Facebook Ads, a fim de alcançar mais clientes e promover essa data com mais assertividade. Então, é indicado analisar as estratégias definidas e os objetivos almejados para verificar quais são as melhores opções de divulgar seus produtos ou serviços para bater as metas da sua empresa.

Ofereça condições especiais para além dos descontos

Visto que é uma data utilizada por diversas empresas que desejam aumentar suas vendas, é importante se destacar dos concorrentes e ir além das promoções.

Para realmente fazer a diferença e melhorar a experiência do cliente, você pode oferecer algumas outras condições especiais, como:

– brindes definidos para compras a partir de determinado valor;

– frete grátis para as regiões dos seus clientes mais distantes;

– cupom de desconto para alguns produtos ou serviços;

– cartão de fidelização;

– combos de produtos ou serviços com valor reduzido;

– condições diferenciadas para pagamentos à vista.

Conte com o auxílio da tecnologia

Pelo fato de essa data movimentar mais o comércio, é preciso preparar os canais de venda da sua empresa para garantir um suporte mais efetivo à maior quantidade de usuários durante o período.

Dessa forma, alguns pontos são fundamentais para garantir mais segurança e confiabilidade:

– verificar se o sistema da sua empresa está em perfeito funcionamento;

– avaliar a usabilidade, velocidade e o desempenho do seu site;

– atualizar as informações de sua plataforma;

– investir em um sistema de automação;

– ter uma comunicação integrada e transparente com a equipe;

– aperfeiçoar os processos da sua empresa, por meio da tecnologia;

– monitorar os resultados e analisar os dados obtidos.

Entenda o seu público

Todas as dicas já apresentadas aqui são fundamentais para você vender mais, mas algo que pode turbinar suas estratégias é entender seu público de forma aprofundada: ao analisar as necessidades e preferências dos seus clientes, é possível estabelecer ações mais eficazes e direcionadas para obter melhores resultados.

Investir em um sistema de automação também pode ajudar sua empresa nesse ponto, pois ele permite que você cadastre perfis de clientes; avalie relatórios com informações e métricas relevantes; faça planejamentos mais assertivos; acompanhe os processos e o desempenho da sua equipe; integre os sistemas; melhore o relacionamento com os clientes e inove suas estratégias, aprimorando a imagem da sua marca.

Faça planejamentos

O planejamento não é um documento imutável, mas algo que pode se renovar de acordo com as oportunidades ou ameaças do mercado, a fim de favorecer as estratégias e os objetivos do seu negócio.

O ideal é que você reveja frequentemente o que foi planejado, com antecedência, para saber se é preciso mudar as ações ou objetivos traçados, aproveitando melhor as datas de movimentar as vendas e alcançar mais clientes.

E aí, já se preparou para faturar mais no Dia do Consumidor? Esperamos que você consiga aplicar algumas das nossas dicas para ter mais sucesso nessa data tão importante para o comércio. Compartilhe esse post com outros empreendedores que você conhece para ajudá-los a vender mais também.

Continue de olho em nosso blog para acompanhar mais conteúdos sobre gestão de negócios, vendas, tecnologia e empreendedorismo. Até a próxima!

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