Por que sua empresa precisa ter um site? - Via Contabilidade

Por que sua empresa precisa ter um site?

  • dezembro 11, 2020

Você já se questionou se sua empresa precisa ter um site? É normal que muitos empreendedores tenham essa dúvida, já que a internet oferece diversas oportunidades para você divulgar seus produtos e serviços sem precisar de um endereço online próprio.

Se já é possível fortalecer sua presença online nas redes sociais, é realmente preciso ter um site? Sim, independente do porte ou do segmento do seu negócio, ter um site é garantir mais credibilidade com os clientes, ter um meio de contato e análise de dados mais assertivo, além de expandir sua visibilidade no mercado. 

Não é preciso ter uma grande empresa ou contar com vários colaboradores para ter um site: ele pode ajudar a alavancar os resultados da sua organização e, ainda, otimizar tempo e dinheiro.

E então, vamos descobrir os motivos principais para sua empresa ter um site próprio? Prossiga na leitura desse texto e fique por dentro de tudo que precisa saber!

Por que as redes sociais não são o suficiente?

As mídias sociais, sem dúvidas, ajudam muito no fortalecimento da presença digital e no alcance de novos clientes, mas elas não suprem todas as necessidades de uma empresa que deseja se desenvolver mais.

Isso pode ser percebido em alguns pontos, como:

– as redes sociais são como um imóvel alugado, em que há qualquer momento você pode perder aquele espaço e todos os dados presentes nele;

– por mais que seja possível encontrar muitas possibilidades nas redes sociais, cada uma tem as suas próprias especificidades, e é preciso lidar com elas e suas mudanças;

– as publicações seguem um período de tempo muito efêmero e podem facilmente não serem vistas;

– o conteúdo das redes sociais não é otimizado para os sites de pesquisa;

– é preciso ter uma outra página para converter seus leads e direcioná-los à venda de seus produtos ou serviços: não é possível fazer isso nas mídias sociais.

As mídias podem ajudar você a linkar diversos canais de vendas, sendo uma ótima estratégia para distribuir o conteúdo da sua empresa e engajar seus clientes. Porém, ter um site como o canal principal do seu negócio ajuda você a ter resultados mais assertivos a longo prazo. Afinal, quais são as vantagens de ter um site? Confira a seguir!

1.Mais visibilidade e reconhecimento

Com um site otimizado, se torna mais fácil aparecer nos melhores posicionamentos dos sites de busca: isso permite que sua empresa seja encontrada de forma mais prática na internet, ampliando a divulgação dos seus serviços ou produtos.

Para facilitar esse processo, além de ter um site, é importante utilizar técnicas de SEO e manter o conteúdo sempre atualizado, para que o endereço online da sua empresa consiga ter acessos com mais frequência – e por mais tempo.

2.Divulgação das principais informações

Ao utilizar um site como principal canal de vendas e comunicação de sua empresa, você pode concentrar todas as informações que você mais deseja divulgar aos clientes por lá.

Por meio do site da sua empresa, você pode direcionar os clientes a outros links importantes, fechar negócios, oferecer soluções e tirar dúvidas a qualquer hora.

Investir em um site é como contar com um apoio extremamente benéfico para sua equipe, que vai poder focar em outras atividades mais importantes na rotina, aumentando a produtividade e as vendas.

3.Possibilidades de personalização 

Diferentemente das redes sociais, um site pode ser totalmente personalizado de acordo com a identidade de comunicação da sua marca.

Além de ter um domínio próprio, você pode utilizar as cores e os símbolos da sua empresa, ter um e-mail personalizado e apresentar mais profissionalismo.

Com um endereço só seu, também é possível garantir mais oportunidades, como fazer automação de marketing mais coerente com as necessidades e os objetivos do seu negócio.

4.Construção de autoridade no mercado

Ter um site ou um blog para sua empresa ajuda você a investir em conteúdos relevantes e construir autoridade no mercado.

Se você deseja ser referência no segmento e nicho em que atua, um site é a escolha ideal para ter mais diferenciais e impactos positivos.

5.Melhorias no relacionamento com os clientes

Com os avanços tecnológicos, você pode utilizar chatbots em seu site para responder seus clientes a qualquer momento, em tempo real e de forma mais agilizada, prática e eficaz.

Isso ajuda você a mostrar mais disponibilidade no meio online e ampliar as oportunidades do seu negócio, retendo e atraindo mais clientes.

Além disso, oferecer conteúdos úteis para o dia a dia dos consumidores, também é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com eles, fortalecendo a presença da marca e a troca de conhecimento em suas vidas pessoais e profissionais.

6.Análise de dados

Os chatbots, além de responder, tirar dúvidas e direcionar para as páginas de vendas, também coletam diversos dados importantes para você entender mais sobre o perfil dos seus clientes.

Por meio de um site, você pode analisar quais são as preferências e necessidades do seu público, gerando insights para os próximos planejamentos e até novas estratégias para aumentar as soluções que sua empresa oferece.

Ao avaliar as informações e os gráficos que um site oferece, é possível focar no que é preciso fazer, no que está dando certo e no que precisa ser transformado para obter melhores retornos e, dessa forma, aumentar as vendas.

E aí, já deu para perceber a importância de ter um site para sua empresa? É válido lembrar que ter um site é contar com um canal de comunicação mais eficiente e acessível, se tornando um ponto de referência e gerando mais competitividade no mercado. 

Além de contar com mais diferenciais para sua marca, você pode oferecer mais credibilidade aos clientes, aumentar o contato com eles e direcioná-los para os seus outros canais de comunicação, fazendo uma ponte entre seu site, e-commerce, blog, e-mail e mídias sociais, por exemplo.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a entender mais sobre a importância de ter um site próprio para sua empresa garantir mais reconhecimento e ficar sempre à frente da concorrência.

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